PROJETO : HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA
Apresentação
Este projeto ” Histórias que o povo conta foi elaborado para ser realizado com os alunos 8º e 9º anos do Ensino fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino médio das escolas públicas estaduais da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. È um trabalho de incentivo a pesquisa e aprendizagem para o conhecimento de histórias que o povo conta em nosso município.
No decorrer da aplicação, os alunos irão desenvovelver diversas atividades que farão refletir, pesquisar, descobrir, discurtir e construir conhecimentos sobre histórias contadas pelos avôs e pessoas mais velhas da comunidade.
JUSTIFICATIVA
O Projeto ”Histórias que o povo contam se realizará nas escolas públicas Estaduais da 12ª CREDE, envolvendo os alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do ensino médio, incuíndo todas as disciplinas.
Este Projeto surgiu da necessidade que sentimos do não conhecimentos das histórias que os mais velhos sabem sobre nosso município, como lendas, etc.
Os alunos sairão para entrevistar os moradores da comunidade, sobre as histórias que o povo contam.
Este Projeto surgiu da necessidade que sentimos do não conhecimentos das histórias que os mais velhos sabem sobre nosso município, como lendas, etc.
Os alunos sairão para entrevistar os moradores da comunidade, sobre as histórias que o povo contam.
OBJETIVOS
GERAL : Elaborar um livro, blogs, sites com as pesquisas realizadas pelo alunos sobre as histórias que o povo contam e assim trabalharem o conceito de História e Estória.
ESPECIFICOS:
Desenvolver no aluno a curiosidade na perspectiva de diferenciar História” de Estória;
Buscar a capacidade do aluno em ouvir as histórias e estórias do povo e valorizar os causos contados pelos mais velhos.
Estimular o aluno á pesquisa e exploração oral.
Levar ao aluno a comunicação com as pessoas da comunidade.
Proporcionar ao aluno conhecer melhor um pouco sobre a história local;
Trabalhar a ortografia e produção textual.
RECURSOS:
HUMANOS:
Professores do LEI e Multimeios:
Alunos
Comunidade local e Escolar.
Materiais :
TV, DVD, Datashow, papel oficio, tinta, computador, impressora, transporte, lanche, canetas, filmadora.
METODOLOGIA
Fazer visitas as pessoas que sabem das histórias do município.
Aulas expositivas com recursos audivisuais sobre as histórias contadas.
Levantamento de histórias sobre a definição de História e Estória.
Expor para os alunos como irão acontecer o desenvolvimento do projeto e os objetivos : Geral e específicos.
Propor aos alunos a pesquisa a ser realizada na comunidade sobre o tema proposto.
Culminância do projeto com os alunos sobre as histórias coletadas, onde os alunos irão contar suas histórias ou estórias para as turmas em uma roda de contação de história.Aulas expositivas com recursos audivisuais sobre as histórias contadas.
Levantamento de histórias sobre a definição de História e Estória.
Expor para os alunos como irão acontecer o desenvolvimento do projeto e os objetivos : Geral e específicos.
Propor aos alunos a pesquisa a ser realizada na comunidade sobre o tema proposto.
Construção de livros, blogs, sites.
CRONOGRAMA
Elaboração do Projeto
Apresentação do projeto para a supervisora do NRDEA Profª Liduína Nogueira.
Agosto 2011
Apresentação do projeto aos coordenadores Escolares, PCAs, professores do LEI e multimeios.
Sensibilização ao projeto
Lançamento do projeto na escola
Execução do projeto
Setembro 2011
Continuação do projeto na escola
Roda de contação de histórias
Elaboração do livro impresso
Outubro 2011
Avaliação
Noite de autográfo na escola e na CREDE
Continuidade em 2012 ADESÃO
AVALIAÇÃO
Elaboração do livro
Noite de autógrafos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário